Gerenciamento projetos e obras públicas
Módulo: 4Atividade: 2Título: Fatores determinantes e limitantes no planejamento dos riscos públicos no Brasil.
Aluno: Arthur Felipe Marques Brandão
Disciplina: Técnica de gerenciamento de projetos Turma:L1
Introdução
Em um país em desenvolvimento, mesmo que com taxas de crescimento muito pequenas, a necessidade de atuação do poder público para viabilizar as obras de infraestrutura do país é enorme. Historicamente o país vivia com uma escassez de recursos para aplicar dentro do país e promover o crescimento, mas com a estabilização da economia, estamos vendo que uns dos grandes problemas enfrentados hoje são a falta de planejamento e projetos bem estruturados para poder aplicar os recursos disponíveis.
Com este trabalho pretendemos expor alguns pontos importantes no que se referem ao planejamento aos riscos em obras públicas no país.
Prazos dos projetos e recursos disponíveis
Quando começamos a estudar esse tópico, temos que ter em mente que a vontade política muitas vezes ficam muito acima das reais necessidades do país. Nossos problemas estruturais são tão grandes que não podem ser resolvidos em apenas 1 mandato. Vivemos uma situação política onde o mais importante é o gestor ( no caso prefeito, Governador etc) estar presente no ato de inauguração da obra para poder usar isso em candidaturas a outros cargos eletivos posteriormente.
Com isso segundo dados divulgados pelo governo federal, no último ano deixamos de investir mais de 4 bilhões de reais por falta de projetos, isso sem contar os recursos disponibilizados pelo PAC que nunca saíram do papel pelo mesmo motivo. Portanto podemos afirmar que em nosso país o que falta não são recursos, mas sim planejamento.
Segundo o economista Hélcio Takeshi, presidente da EBP ( Estruturadora Brasileira de Projetos ), para cada projeto aprovado pelo órgão, outros 10 são reprovados. Isso acontece segundo Hélcio pois “as idéias não se sustentam” comenta. “ Para uma obra sair do papel