Projeto Mingua
Quando o povo se une e luta, seu sonho torna-se realidade. Indubitavelmente, povo unido, aguerrido, crítico, consciente de sua cidadania, tem uma força poderosa que faz seu sonho acontecer: sonho de viver com dignidade. A força de um povo politizado provoca “furacão” de efeito arrasador. Basta querer!
Quem não tem medo da força do povo? Qual é o detentor do poder que não se dobra diante de uma população unida, lutando pelos seus direitos? Qual a autoridade que se arroga acima da força popular? Afinal, o poder, no caso político, treme nas bases, quando o povo se organiza em vista dos seus direitos inalienáveis. Vejam alguns fatos reais na história do Brasil e do mundo.
Povo bem organizado, articulado, firme, corajoso,quando marcha na luta pela conquista dos seus interesses, é uma bomba poderosa. A final, a força da população está na sua união: “povo unido jamais será vencido”. É por isso, que sempre acreditei em pressão popular. Sou testemunha ocular do efeito prático dessa força: conquista da água e da ponte do boi morto. Depois de muitas lutas, muita pressão, de forma democrática, ordeira e respeitosa, o sonho da comunidade sofrida tornou-se uma realidade concreta e existencial, e hoje essa gente sertaneja é feliz e agradece a Deus pelo força e coragem que lhe foi concedida em todos os momentos de suas batalhas.
Infelizmente, essa consciência de que o povo tem enorme poder quando está unido, arma de conquista dos seus direitos, ainda não existe na maioria dos brasileiros. Muitos esperam que as coisas aconteçam de cima para baixo, como se tudo fosse resolvido segundo a vontade dos detentores do poder. Por conta disso, sua força de transformação, de renovação, de fazer as coisas acontecerem, é subestimada, e quem sai ganhando com isso é a classe dominante. Aliás, a elite política e econômica não aceita de forma alguma, que as pessoas se articulem em defesa dos seus ideais. Aqui no Brasil, em tempos passados, não muito longe, quando a população