Historia Juridica
Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais
Curso: Direito
Disciplina: História e Cultura Jurídica
História e Cultura Jurídica Brasileira
1. Qual o seu entendimentos sobre o que vem a ser a História? A História é o estudo da ação humana ao longo do tempo através do estudo dos processos e dos eventos ocorridos no passado. O estudo histórico começa quando os homens encontram os elementos de sua existência nas realizações dos seus antepassados. Então podemos concluir que a história tem como característica principal estudar os hábitos e costumes dos homens, bem como acontecimentos de grande impactos, na tentativa de entender os homens e a sua evolução com o passar do tempo. De acordo com Karl Marx : “A história é um processo dinâmico, dialético, no qual cada realidade traz dentro de si o princípio da sua própria contradição e que gera a transformação constante na História é a luta de classe”.
2. Qual a base filosófica da nova história? A nova história leva em consideração todas aquelas descobertas que estão sendo feitas sobre a humanidade pelos antropólogos, economistas, psicólogos, sociólogos, etc. Interessando-se por toda a atividade humana. A base filosófica da nova história é a idéia de que a realidade é social ou culturalmente constituída. É a história vista de baixo, com as opiniões das pessoas comuns e com sua experiência da mudança social.
3. Ressaltar a importância da história do Direito? O estudo do Direito sob um ângulo histórico deve ser valorizado por todos os estudiosos do Direito, a fim de compreenderem as finalidades das normas. Sem a compreensão da história do Direito, o conhecimento do jurista é inferiorizado e se torna superficial, sem fundamentação adequada, para a argumentação de suas teses.
4. O que é o fato histórico? O fato para ser considerado histórico tem que apresentar repercussões sociais, ou seja ter implicações causais sobre um determinado meio, numa determinada época. Ele