Projeto mais humano
Direito a moradia e a saúde (Códigos e Linguagens)
INTRODUÇÃO
Os direitos humanos estão baseados no princípio de respeito em relação ao indivíduo. A sua suposição fundamental é que cada pessoa é um ser moral e racional que merece ser tratado com dignidade. Estes são chamados direitos humanos, porque são universais. Enquanto nações ou grupos especializados têm direitos específicos que se aplicam apenas a eles, os direitos humanos aplicam–se a todas as pessoas.
Respeitar o outro é tarefa que deve ser aprendida dentro da família, na escola e na sociedade. Neste contexto social, procurando contribuir para melhoras no ensino é preciso entender as necessidades de estudar sobre os direitos humanos, que é amplo e universal.
A Declaração Universal dos Direitos Humanos da Organização das Nações Unidas afirma que todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e em direitos, dotados de razão e de consciência e devem agir uns para com os outros em espírito de fraternidade.
Para isso, faz-se necessário utilizar formas simples e atraentes para os jovens e adultos para que possam começar a entender seus direitos e deveres e o que deve fazer para que tenhamos uma sociedade mais justa. Dessa forma é possível fazê-los entender o que é o respeito pelo outro e a importância dessa atitude na vida das pessoas.
Abordaremos então o direito a moradia que foi reconhecida como direito humano em 1948, com a Declaração Universal dos Direitos Humanos, tornando-se universal, aceito e aplicável em todas as partes do mundo como um elemento fundamental para a vida das pessoas e o direito a saúdeque é a dimensão social normalmente mais destacada. A desigualdade social aliada à pobreza contribui para a maior ocorrência de certos problemas de saúde que estão mais diretamente associados as carências ou necessidades básicas.
Portanto, fatores culturais, econômicos e ambientais, entre outros, moldam a questão habitacional, definindo o mínimo