pROJETO LUCIANA FARIA
NÚCLEO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
FACULDADE DE EDUCAÇÃO E CIÊNCIAS HUMANAS
CURSO DE PEDAGOGIA
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO
EQUIPE N.º 239
HELENITA MARTINS LOURENÇO BADARO
HISIANE APARECIDA FELETTI FELETTI
KÊNIA MARTINS DOS SANTOS
LUCIANA APARECIDA FARIA
LEITURA E ESCRITA NOS ANOS INICIAIS
1. APRESENTAÇÂO
A leitura e a escrita deve fazer parte da vida da criança desde bebê para que ela desenvolva o gosto pela leitura desde cedo. Os pais devem ser os responsáveis por essa leitura. Ao chegar à escola, os professores é que serão os novos responsáveis em desenvolver o gosto pela leitura transformando em um ato prazeroso. Ela é um instrumento valioso para a apropriação de conhecimentos relativos ao mundo exterior. Ela amplia e aprimora o vocabulário e contribui para o desenvolvimento de um pensamento crítico e reflexivo, pois possibilita o contato com diferentes idéias e experiências. Assim, a escola tem por obrigação desenvolver o gosto e o prazer pela leitura, tornando os educando capazes de compreender diferentes gêneros textuais que circulam na sociedade, de modo a formar leitores competentes e autônomos, contribuindo para a sua inclusão e interação na sociedade em que vive.
2. JUSTIFICATIVA
O projeto surgiu da necessidade de orientar os envolvidos na educação sobre a importância da leitura e da escrita no processo de construção do conhecimento nas séries iniciais do ensino fundamental.
Participamos de uma cultura predominantemente escrita, num mundo completo por diferentes objetos escritos, impressos ou virtuais, que exercem sobre nós uma constante interação através da ação da leitura.
A realidade atual vem afastando cada vez mais nossos alunos do ato de ler. Aspectos como computadores, videogames, TV, o acesso restrito a leitura no núcleo familiar, e a falta de incentivo, têm ocasionado pouco interesse para leitura e por conseqüência dificuldades marcantes que sentimos na escola: vocabulário precário, reduzido e