Projeto leitura hábito ou gosto
OU GOSTO?
1 – Caracterização do Projeto
É recorrente, entre os professores o comentário de que o aluno não gosta de ler.
No entanto, pesquisas tem revelado que a atividade de leitura é bem recebida por importante percentual de alunos. (Fecchio, 2001; 2003) Essa contradição de informações levou à reflexão sobre o que pode estar havendo entre o gosto pela leitura no entender dos professores e dos alunos. Fatores importantes como à falta de incentivo dos professores com relação à leitura e, a falta de motivação em relação ao próprio aluno aliada a falta de boas estruturas das escolas e um espaço inadequado das bibliotecas pode estar influenciando e mascarando a realidade sobre essa atividade tão importante. A leitura e a escrita vêm sendo fatores fundamentais para a inserção do ser humano na sociedade atual. O ato de ler pode fornecer ao leitor o acesso às informações, à ampliação do vocabulário, o desenvolvimento da criticidade e o interesse na busca pelo conhecimento sobre assuntos variados que, além de instigar o leitor a pensar criticamente sobre diversas questões, pode impulsionar suas relações sociais.
Consequentemente através de uma leitura informativa e formativa, o indivíduo poderá aprimorar a escrita, desenvolvendo-a com mais coesão e conhecimento científico, cultural, entre outros, composta por informações pertinentes a um determinado assunto.
Entretanto, a leitura e a escrita não podem ser definidas como uma simples decodificação de símbolos, mas sim um meio para ampliar os conhecimentos dos alunos e sua visão de mundo. Diante disso, questiona-se: O que deve ser feito para que o aluno adquira um hábito de leitura interpretativa, podendo assim, através da escrita expressar o conhecimento adquirido com a leitura em questão?
O presente trabalho tem como objetivo discutir sobre o processo de leitura e investigar a importância da leitura para o aprimoramento da escrita no Ensino Médio e a necessidade de uma nova