Projeto leitura sobre a mesa
Escola: E.E.“Provedor Theófilo Tavares Paes”
Diretora: Maria Lúcia Comparini Gaspardi
Supervisora: Maria Aparecida dos Santos Godói
Professora: Maria Claudete Gomes
Turmas: 2° anos e 3° anos do 1° turno do Ensino Médio
INTRODUÇÃO:
A leitura é um ato que, também, depende de estímulo e motivação. A prática da leitura é uma tarefa essencial para a construção do conhecimento e um deflagrador do sentimento e opinião crítica do indivíduo.
DIAGNÓSTICO E JUSTIFICATIVA:
Observa-se que grande parte dos alunos não possui o hábito da leitura, o que pode ser causado por diversos fatores, tais como a falta de interesse, falta de motivação, não ter adquirido o hábito da leitura na infância, problemas sócio-econômicos e culturais, além de outros.
Ler é um bom começo na vida de qualquer cidadão. Além de dar prazer é um caminho que ajuda a melhorar as pessoas: aprimora o conhecimento geral, oferece subsídios para refletir sobre o mundo e a condição humana.
A leitura é um ato que, também, depende de estímulo e motivação. A prática da leitura é uma tarefa essencial para a construção do conhecimento e um deflagrador do sentimento e opinião crítica do indivíduo. Ao propor atividades de leitura a alunos de ensino médio, professores devem levar em conta o gosto que os mesmos possuem pelo ato de ler.Sabe-se que esta faixa de idade não se sente muito motivada pelo ato de ler por vários fatores: um deles, porque por vezes foram impostas determinadas leituras por alguns de seus professores, o que muitas vezes, não lhes era prazeroso. Ou ainda, porque precisam ler livros de literatura brasileira também por vezes impostas pelos professores e não sentem atração por esse tipo de leitura. Outro ponto relevante da falta de leitura, desse público é a interferência dos meios de comunicação, como por exemplo, a internet e a televisão. Diante disso, o projeto de incentivo a leitura tem como objetivo principal despertar no aluno de ensino médio o