Economia
Primeiras folhas resevadas para capa e sumario –arquivo separado devido numero de pg no rodapé.
1 Introdução
Este trabalho visa demostrar de forma objetiva sobre o comportamento da inflação no Brasil desde a década de 90 até os dias de hoje.
Explicar e esclarecer o que é a inflação seus índices, causas, taxas de juros, taxa selic, dólar e sua influência na economia brasileira.
Esperamos contribuir com este trabalho para todo o grupo e aos alunos dos cursos de ciências contábeis e administração de empresas da Uniesp Campinas.
2 Base Monetária e a inflação no Brasil na Década de 90
Na década de 90 a Base Monetária e da inflação teve como objetivo a analisar e utilizar o método de análise comparativa como a Base Monetária restrita (M1- Papel Moeda em poder do público mais depósitos a vista nos bancos comerciais) e inflação IPCA (Índice de preços ao consumidor Amplo). O referencial teórico baseou-se nas teorias política Monetária e nas teorias da inflação. Desde anos 30 a inflação foi uma preocupação constante para o processo de industrialização, como o processo da concentração monetária não era rígido o governo não manteve o controle da inflação. Na década de 90 o governo realizou dois programas de estabilização a combate a inflação como os Planos Collor I,II e Plano Real. O Plano Collor fez mudanças na economia Brasileira, por exemplo: o programa procurava em curto prazo, a derrubar a inflação a qualquer preço por meio de ajuste fiscal etc., mas com o esse plano o impacto foi muito grande, pois houve um desequilíbrio do sistema produtivo, demissões, férias coletivas, redução de salários, atrasos de dívidas e etc.. Porem não foi o suficiente, pois a inflação começou a subir novamente devido as pressões dos agentes econômicos. Com o fracasso o governo perdeu a credibilidade e comprometeu a capacidade de ação, logo após o (governo) Itamar Franco utilizou política de estabilização para corrigir o fracasso dos planos