PROJETO JAQUE PRONTO
QUERÊNCIA DO NORTE- PR
2014
INTRODUÇÃO
A maioria das crianças gosta de brincar com água. O grande problema é que a água não é brinquedo e não deve ser desperdiçada.
Quase 2/3 do Planeta são cobertos de água sendo que os oceanos compõem cerca de 70% da superfície da Terra e os continentes ocupam o restante. Mas, a maior parte dessa fatia é imprópria para o consumo. Do total, 97% é água do mar, 1,75% está congelada na Antártida e em outras geleiras, 1,243% fica no interior da terra. Sobram apenas, 0,007% de água para ser consumida.
O homem, motivado pelo desenvolvimento científico e tecnológico, não se preocupou nem poupou os recursos naturais, desencadeando um grande desequilíbrio no ecossistema. Esses recursos, como a água potável, por exemplo, ameaçam acabar com a intensidade das explorações dos recursos hídricos.
A escassez de água no Planeta indica que a preservação do recurso deve ser praticada e disseminada em todos os cantos do mundo. Se nenhuma providência for tomada, os próximos cinquenta anos serão decisivos, pois as projeções mostram que, nesse prazo, metade da população mundial conviverá com a falta de água. Isso já é uma realidade em vários locais do Planeta, inclusive no Brasil.
O ser humano não percebeu ainda que depende de uma base ecológica para a sustentação da vida e não pensa nos seus descendentes. Simplesmente vive como se fosse a última geração sobre a Terra, tentando tirar tudo o que a natureza oferece para o seu próprio benefício.
Por isso, toda criança deve aprender desde cedo a importância da preservação dos recursos naturais, principalmente da água que é indispensável à vida.
JUSTIFICATIVA
A temática justifica-se pela importância de compreender que a água é um recurso escasso no Planeta e que o uso irresponsável da mesma pode prejudicar a sobrevivência dos seres vivos. Também, pela necessidade de compreender que certas atividades humanas provocam o desperdício da água que