A IMPORTÂNCIA DA LITERATURA INFANTIL
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
3 CONCLUSÃO 7
REFERÊNCIAS 8
1 INTRODUÇÃO
O trabalho tem a proposta de mostrar a importância da busca de aperfeiçoamento no trabalho com crianças de 3 a 5 anos, onde é necessária uma busca constante do profissional nos comportamentos das crianças mencionadas principalmente nas suas primeiras leituras. Isso o trabalho mostrará através da história “A velhinha que dava nome as coisas” onde há um estimulo ao lúdico, a fantasia e outros aspectos que norteia os fazeres da Educação Infantil para que a literatura infantil possa realmente atingir o alvo desejado.
2 DESENVOLVIMENTO
Quando um livro é lido ele deve despertar em nós a curiosidade, serndo que o livro escolhido o autor é Cynthia Rylant e ilustrado por Kathryn Brown é um livro que faz com que a criança desperta sentimentos e curiosidades acerca da história. O enredo do livro começa com uma senhora onde tinha um hábito de dar nomes as coisas, ela morava em uma casa bem simples e vivia uma vida feliz, pois tudo que ela tinha ela dava nome isto ensina também as crianças o despertamento de fazer o mesmo da velhinha e para que a autora prendesse a atenção das crianças ela coloca um personagem muito importante na história.
Quando a criança nasce tudo para ela é novo e nela é despertada uma curiosidade imensa de entender e mexer em tudo, mal sabemos nós que tudo guarda um grande significado. Quando a história nos fala de dar nomes as coisas nos remetemos ao cotidiano de uma criança e sua importância, pois já que tudo é novo para ela precisa-se de nomes e nós temos um papel fundamental nessa delas.
A história conta que a velhinha tinha um sonho de receber cartas, mas só recebia contas. As cartas de seus amigos não vinham, porque eles já tinham morrido e isso a preocupava, pois ela não queria ficar sozinha sem nenhum amigo que pudesse chamar pelo nome. Esta parte da história desperta na criança o desejo