Projeto interdiciplinar
Combinação de negócios, Fusão, Incorporação e Cisão: da funcionalidade a gestão financeira nas organizações
O cenário atual reflete o fenômeno da globalização que se instalou modificando o comportamento das empresas e tornando-as cada vez mais competitivas. Competitividade essa que fez com que as empresas se utilizassem de novas estratégias para se manterem no mercado. Assim temos a combinação de negócios, a fusão, a cisão e a incorporação.
O estudo dessas estratégias permite aos profissionais de contabilidade e empresários compreenderem o funcionamento e seus reflexos, principalmente contábeis, uma vez que representam alterações da base de avaliação de ativos e passivos.
Diante disso surge o questionamento: Como essas estratégias interferem na gestão financeira das organizações?
O objetivo geral que conduziu esse trabalho foi analisar os reflexos dessas estratégias nas organizações.
Como objetivos específicos foram estabelecidos os seguintes pontos:
* Identificar a finalidade das combinações de negócios como estratégia de negócios * Informar quais são essas combinações * Caracterizar as combinações
REFERENCIAL TEÓRICO
A FINALIDADE DA COMBINAÇÃO DE NEGÓCIOS
A globalização da economia e a evolução de negócios vêm tornando as empresas cada vez mais competitivas entre si e obrigando-as a se atualizarem no mercado. Uma das maneiras encontradas para isso é reestruturação societária através da combinação de negócios. Essa combinação de negócios é a Incorporação que é a absorção de uma sociedade por outra onde a sociedade absorvida se extingue; a Fusão que é a união de duas sociedades onde elas também se extinguem pra formar uma nova sociedade e a Cisão que a divisão de uma sociedade dando origem a duas novas.
Para Anan Júnior (2009, pag 18), as finalidades do processo de reorganização societária são: reestruturação do grupo de empresas; separação de divisões ou área de uma empresa; concentração de empresas; redução