PROJETO INTEGRADO I v3 1
Curso de Engenharia Ambiental e Sanitária
Disciplina: Projeto Integrado
4º Semestre
PROPOSTAS DE SUSTENTABILIDADE PARA O CAMPUS VILA OLÍMPIA
RECICLAGEM E COLETA SELETIVA
Grupo
Deliane Dias – 20396937 – Vila Olímpia - Noturno
Francine Pizzo – 20393691 – Vila Olímpia - Noturno
Jessyca Silva – 20422160 – Vila Olímpia - Noturno
Luan Forcione – 20408353 – Vila Olímpia - Noturno
Tamara Cardeal – 20376716 – Vila Olímpia - Noturno
São Paulo
2014
Sumário
1. INTRODUÇÃO 3
2. OBJETIVOS 5
3. MATERIAIS E MÉTODOS 6
4. REVISÃO BIBLIOGRÁFICA 7
5. RESULTADOS E DISCUSSÕES 8
6. CONCLUSÕES 14
7. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 15
1. INTRODUÇÃO
Na maior parte dos municípios brasileiros, 67,7% (Fonte: IBGE - 2012), o lixo é simplesmente jogado ao solo, sem qualquer tratamento, formando os lixões, altamente prejudiciais à saúde pública.
As consequências da disposição inadequada do lixo no meio ambiente são a proliferação de vetores causadores de doenças, a contaminação de lençóis subterrâneos e do solo pelo chorume (líquido escuro, altamente tóxico, formado na decomposição dos resíduos orgânicos do lixo) e a poluição do ar, causada pela fumaça proveniente da queima espontânea do lixo exposto (Fonte: Jefferson Aparecido Dias - 2008). Dentro desse quadro, a coleta seletiva de lixo aparece não como a solução final, mas como uma das possibilidades de redução do problema.
A coleta seletiva contribui para a minimização de resíduos, pois é um conceito que abrange mais do que a simples coleta seletiva e envio do lixo para reciclagem. Pressupões três regras básicas que devem ser seguidas: primeiro pensar em todas as maneiras de REDUZIR o lixo, depois, REAPROVEITAR tudo o que for possível, e só depois pensar em enviar materiais para RECICLAR. Essa forma de atuação é chamada de 3Rs da sustentabilidade.
Portanto, a coleta seletiva de lixo é de extrema importância para a sociedade. Uma sociedade consciente e bem educada