Projeto informática escola
“Como maximizar o aprendizado dos utilitários e demais recursos disponíveis num computador”
I – Introdução:
O ensino de Informática nas escolas visa reduzir a evasão e oferecer uma ferramenta indispensável ao mercado de trabalho, mostrando que não existe apenas a Internet como meio de trabalho, mas sim outros aplicativos que são tão importantes quanto para a dinâmica num ambiente profissional.
II – Objetivos Gerais:
Este projeto tem como principal objetivo aproximar o aluno das ferramentas que um computador dispões, segmentando o aprendizado e diversificando os meios de comunicação e expressão virtual. A introdução dos utilitários do Br Office (antigamente comercialmente conhecido por Open Office) é cada vez mais comum em empresas e organizações brasileiras e é uma alternativa muito produtiva no que diz respeito a Software Livre (Softwares que podem ser encontrados gratuitamente pela Internet, sem correr o risco de ser vítima de falsificação, ou então ter que realizar pagamentos pela Licença de Uso). A principal importância deste projeto é desenvolver o raciocínio, a memória, a digitação e o aprofundamento no mundo virtual.
III – Objetivos Específicos:
As ferramentas do Br Office a serem trabalhadas são: Writer, editor de texto com recursos muito parecidos ao popular Word; o Calc, que permite criar e gerenciar planilhas eletrônicas com facilidade (similar ao Excel); Draw, para elaboração de desenhos; e o Impress, para criar apresentações multimídias, bem como faz o PowerPoint, da Microsoft. Utilizar os programas do Br Office será prioridade máxima, sem a utilização da Internet para quaisquer atividades (salvo raríssimas exceções que possam vir a ser necessárias utilizá-la). Esta oficina promoverá o acesso às ferramentas essenciais de um computador que, às vezes, acabam sendo esquecidas pelos jovens de hoje em dia.
IV – Metodologia:
A metodologia seria iniciar com as funções mais simples