Enterprise resourse planning
Introdução 2
Apresentação ERP 3
Conforme BALLOU (2006), Automação de Processos 4
Bibliografia 7
Conclusão 7
Introdução
Antigamente os registros de entradas e saídas de mercadorias, cronogramas, informações sobre estoque, cadastro de clientes, listagem de fornecedores, eram feitos de forma muito simplificada. Depois de algum tempo as empresas perceberam que poderiam utilizar a tecnologia da informação no que se trata em armazenagem e compartilhamento de dados.
A partir da década de 1990, surge no Brasil os sistemas ERP( Enterprise Resource Planing), sistemas operacionais que reúnem informações pertinentes à empresa através da análise de dados. Cada empresa utiliza esse sistema de acordo com sua necessidade. Todo esse processo de coleta e compartilhamento de dados dá ao gestor maior precisão em um futuro processo de tomada de decisão.
De modo geral, o ERP pode ser visto como uma arquitetura de software que facilita o fluxo de informações entre todas as atividades de uma empresa, como fabricação, logística, finanças e recursos humanos. Normalmente, é composto por um banco de dados único, operando em uma plataforma comum que interage com um conjunto de aplicações. Devido o aumento de sua abrangência e inclusão de novos processos de negócios, muitas empresas passam a considerar sua utilização com o objetivo de gerenciar e otimizar informações. Este trabalho apresenta uma análise das aplicações do ERP. Tal análise é subdividida em fases. Inicialmente, serão apresentados os conceitos do Enterprise Resource Planning a fim de promover clara definição. Serão citados alguns exemplos de fornecedores desses produtos. Em seguida, são analisados o funcionamento, dificuldades e casos de sucesso na implementação.
Apresentação ERP
Os Sistemas de planejamento dos recursos da empresa (enterprise resource planning – ERP) são sistemas operacionais de Tecnologia da Informação – TI que reúnem informações de todas as funções da empresa.
O