Erp- estruturas organizacionais
Tecnologias da Informação
Prof.ª Lillian Cherrine
SISTEMA ERP
ENTERPRISE RESOURSE PLANNING
DEFINIÇÃO:
O ERP – Enterprise Resource Planning (Planejamento de Recursos Empresariais) - É um sistema de gestão que integra as operações da empresa, seus relacionamentos com o ambiente e fornece as informações precisas, de forma rápida e intuitiva para que os gestores possam analisar as relações de causa e efeito, fazer simulações e construções de cenários, além de acompanhar o resultado das ações planejadas. Os ERPs em termos gerais, são uma plataforma de software desenvolvida para integrar os diversos departamentos de uma empresa, possibilitando a automação e armazenamento de todas as informações de negócios.
Alguns ERPs conhecidos
► Corpore RM da RM Sistemas ► R/3 da SAP ► Protheus da Microsiga ► EMS da Datasul ► Aptus ERP da Aptus Tecnologia ► Mult-Gestor da Multilogica Sistemas ► Factory da Núcleo Sistemas Entre Outros.
HISTÓRIA:
► Década de 50 e 60: Surgem os primeiros sistemas de controle de estoques, apesar da automatização ser cara e lenta. ► Década de 70: Com expansão econômica e a maior disseminação computacional surgem os MRPs (Material Requirement Planning ou planejamento das requisições de materiais), considerado o “avô” dos ERPs. ► Década de 80: Com o avanço das redes de computadores ligados a servidores é desenvolvido o MRP II, que já poderia ser chamado de ERP pela abrangência de controles e gerenciamento.
► Década de 90: A nomenclatura ERP ganha muita força entre outras razões pela evolução das redes de comunicação entre computadores e a disseminação da arquitetura cliente/servidor. E também por ser uma ferramenta importante na filosofia de controle e gestão dos setores corporativos, que ganhou aspectos mais próximos da que conhecemos atualmente. Na segunda metade da década de 90 ocorre o boom nas vendas dos pacotes de gestão.