Projeto Ilha das Flores
São Paulo
2013
PROJETO RECICLART “RECICLANDO COM ARTE”
São Paulo
2013
SUMÁRIO
1 - INTRODUÇÃO 3
2 - PROJETO SOCIAL 4
2.1 - ONG e OSCIP 4
2.2 - UM POUCO SOBRE A “LEI DO TERCEIRO SETOR” 6
2.3 - FONTES DE RECURSOS 6
3.0 - PROJETO SOCIAL RECICLART – RECICLANDO COM ARTE 7
3.1 - OBJETIVO 7
3.2 - COMO FUNCIONA? 7
3.3 - PARCERIA 8
3.4 - CAPTAÇÃO DE RECURSOS 8
3.4.1 - BNDES FUNDO SOCIAL 8
4 - CONSIDERAÇÕES FINAIS 14
5 - REFERÊNCIAS 15
1 - INTRODUÇÃO
Este trabalho tem como objetivo avaliar as condições de subsistência da população residente em Ilha das Flores, município da cidade de Porto Alegre, apresentado através de um documentário gravado em 1.989, que mostra a realidade do tratamento de resíduos sólidos no Rio Grande do Sul, o processo de geração de riqueza de minorias e descaso com as camadas sociais de menor poder aquisitivo.
Com base na realidade apresentada, foi desenvolvido um projeto que pudesse contribuir para que a população residente no entorno do local de descarte de resíduos a céu aberto, tivesse uma melhoria na qualidade de vida e oportunidade de desenvolvimento pessoal de profissional.
Para implantar o projeto, será necessária a criação de uma OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público), para que o projeto pudesse firmar parcerias com entidades dos setores púbico e privado.
Com o intuito de viabilizar o projeto social “Reciclart – Reciclando Arte”, estudou-se diversas formas de captar recursos, tanto em parceiras públicas quanto privadas. Finalizado as pesquisas e avaliado os resultados, optou-se como fonte de recursos o BNDES (Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social), mais especificamente o BNDES Fundo Social, que apoia diversos projetos em diferentes áreas, Além de parcerias com empresas privadas que sejam comprometidas com o desenvolvimento social / humano da região.
2 - PROJETO SOCIAL
Um