SERVIÇO SOCIAL
CURSO: SERVIÇO SOCIAL
Etapa 1- Projeto de Intervenção - Problematizando uma situação
TEMA: ARTICULAÇÃO DO ACESSO E PERMANÊNCIA DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA DE 0 A 18 ANOS BENEFICIÁRIAS DO BPC COM IDADE ESCOLAR – BPC NA ESCOLA E INTEGRAÇÃO DAS POLITICAS INTERSETORIAIS DO MUNICÍPIO DE ILHA DAS FLORES.
PROBLEMATIZAÇÃO DA DEMANDA
Identificando a Demanda
Desinformação e dos beneficiários do BPC – na Escola, sobre seus direitos de estar vinculado a todas as políticas Intersetoriais do município de Ilha das Flores. A maior parte dos beneficiários se encontra desassistidos, isto é, não integrados com as politicas sociais e desconhecem seus direitos.
Público alvo
Serão assistidos dos pelo projeto de intervenção crianças, adolescentes e jovens com deficiência beneficiários do BPC, vinculados ao BPC na Escola. Apesar de serem beneficiários encontram-se desvinculados das políticas públicas que complementam a sua permanência na escola.
Já houve alguma ação como a que estou pensando?
Sim. Já houve uma tentativa de uma Assistente Social da Instituição CRAS ( Centro de Referência da Assistência Social ) do município de Ilha das Flores. Foi feito um trabalho de identificação dos beneficiários do BPC – Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social no intuito de fazer um acompanhamento e monitoramento do programa no município quando ainda não havia sido criado o BPC na Escola, destinado a identificar os beneficiários que encontram-se fora do ensino formal e quais as barreiras que dificulta o acesso do deficiente a permanecer na escola. Segundo a Assistente Social foi abortado por não haver na época uma equipe para desenvolver o trabalho a profissional não obteve êxito o projeto tornou-se inviável.
O projeto é relevante e viável
Será importante porque irá desenvolver ações intersetoriais visando garantir o acesso e permanência na escola de pessoas com deficiência beneficiárias do BPC, assim como