Projeto ictiologia
Campus de Cascavel
Centro de Ciências Biológicas e da Saúde
Colegiado de Ciências Biológicas
MICHELLE MARQUES PIRANHA
LEVANTAMENTO COMPARATIVO DA ICTIOFAUNA DOS RIACHOS: APEPU E SANGA 2 DO POÇO PRETO UM IMPACTADO E OUTRO NÃO, SITUADOS NA CIDADE DE FOZ DO IGUAÇU PARANÁ.
1 Cascavel
2 2010
MICHELLE MARQUES PIRANHA
LEVANTAMENTO COMPARATIVO DA ICTIOFAUNA DOS RIACHOS: APEPU E SANGA 2 DO POÇO PRETO UM IMPACTADO E OUTRO NÃO, SITUADOS NA CIDADE DE FOZ DO IGUAÇU PARANÁ.
Projeto de monografia apresentado ao Corpo Docente do Curso de Ciências Biológicas da Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE, como requisito parcial para obtenção do título de Licenciado em Ciências Biológicas, sob a orientação da Professora Mse: Diesse Aparecida Sereia e co-orientação do Professor Dr. Gilmar Baumgartner.
3 Cascavel
4 2010
INTRODUÇÃO
Os peixes são os vertebrados mais antigos e com maior número de espécies. A água doce comporta um total aproximado de 8.500 espécies, a maioria habitando os vastos sistemas de rios e lagos tropicais (COHEN, 1970). No Brasil a fauna de peixes de água doce está entre as mais ricas e com maior biodiversidade do mundo, contendo aproximadamente 39 famílias, 517 gêneros, com mais de três mil espécies catalogadas (NAKATANI et al., 2001). Pesquisas a respeito da fauna de peixes de água doce e principalmente estudos dedicados aos indivíduos de riachos, vem aumentando (WANTZEN et al., 2006), mas ainda são escassos, principalmente falando – se de Brasil onde se encontra uma grande diversidade ictica. Isso se deve a vários fatores, como a grande diversidade de espécies existentes, à falta de coletas em várias regiões por problemas de acesso, ou mesmo devido ao alto custo que pode existir ou então pelo número limitado de