Estrutura nupélia
* *
Introdução
Toda e qualquer organização tem uma ordenação, um agrupamento de atividades e recursos, que visam resultados positivos para a própria empresa. Planejar, organizar, dirigir e controlar uma organização, não se tornam uma tarefa fácil quando não existe certa estrutura organizacional.
A estrutura organizacional é de grande importância para organizações de todos os portes, pois faz uma distribuição de cargos e hierarquias e também define como as tarefas são formalmente divididas, agrupadas e coordenadas.
Será enfocado nesse trabalho a descrição e análise da estrutura organizacional do NUPÉLIA: Núcleo de Pesquisas em Limnologia, Ictiologia e Aquicultura, que é um órgão de pesquisa ligado ao Centro de Ciências Biológicas da Universidade Estadual de Maringá.
Metodologia
Este trabalho baseia-se em uma abordagem qualitativa dos dados, já que se trata de uma descrição e análise estrutural da organização, e dado a este fato foi usado como meio de coleta de dados principalmente a observação direta, mas também entrevistas e o uso de regulamentos e manuais.
Descrição e Análise
O Núcleo de Pesquisas em Limnologia, Ictiologia e Aquicultura (NUPÉLIA) possui, como todas as organizações deveriam ter, um regulamento que é regido pelo Estatuto e Regimento Geral da Universidade Estadual de Maringá (UEM), no qual aponta suas finalidades, competências e organização, por exemplo. Em tal regulamento (anexo) encontra-se uma descrição da composição dos membros do NUPÉLIA:
I - docentes vinculados a órgãos da UEM, que desenvolvam linhas de pesquisa que coadunem com o âmbito de atuação do NUPÉLIA;
II - servidores técnico-administrativos, lotados e/ou vinculados ao NUPÉLIA, participando de atividades de pesquisa ou apoio;
III - alunos, estagiários e bolsistas com orientador e atividades vinculadas ao