Nr-12 e nr-33
Sabe-se hoje, que Saúde e Segurança são imprescindíveis quando o propósito é manter um ambiente de trabalho saudável e produtivo. Tais questões estão diretamente ligadas à valorização do elemento humano como primordial para o sucesso de qualquer organização. Em um mundo que, a cada dia, são crescentes as descobertas e inovações tecnológicas, a disseminação de informações sobre a prevenção de acidentes e doenças do trabalho torna-se decisiva para que a qualidade de vida no ambiente de trabalho seja valorizada.
Esse relatório pretende familiarizá-lo no que diz respeito às Normas Regulamentadoras do Ministério do Trabalho, (NR-12 e NR-33), referente à Segurança no Trabalho em Máquinas e Equipamentos e a Segurança e Saúde nos Trabalhos em Espaços Confinados, respectivamente.
Tal trabalho objetiva-se em apresentar um breve histórico da evolução da Higiene e Segurança do Trabalho no Brasil, destacando os principais acontecimentos e as conseqüências das mudanças ocorridas ao longo dos anos na legislação trabalhista. Podemos destacar também como objetivo deste trabalho, a apresentação de forma clara e resumida das principais definições e características inerentes as Normas aqui estudadas, incluindo comentários sobre a revisão da NR 12 que foi apresentada pelo Ministério do Trabalho e Emprego no dia 17 de dezembro de 2010, por meio da Portaria 197 e que traz uma série de mudanças com relação à versão anterior.
Diante de tal conhecimento, relacionaremos as NR’s estudadas com as atividades profissionais do Engenheiro de Produção e como estas auxiliam na execução e acompanhamento das atividades outrora relacionadas.
2 HISTÓRICO DA SEGURANÇA DO TRABALHO NO BRASIL
A segurança do Trabalho no Brasil tem se desenvolvido a reboque dos diplomas legais que a balizam, como também, no embalo das mudanças do cenário econômico do país. Por outro lado, isso provocou, e porque não dizer, criou um ambiente reativo e não proativo na área,