Integrando sociedade e natureza
A população da cidade de Porto Rico - PR convive com o rio Paraná, de onde retira maior parte da fonte de renda e também sustento direto com a pesca. Problemas ambientais, sociais e econômicos causados pelas barragens são observadas nas pequenas cidades ao longo dos rios barrados, onde famílias perderam casas e a mudanças na hidrologia dos rios diminuíram a produtividade na pesca.
Histórico: O rio Paraná devido ao seu grande potencial fluvial é ambiente propício a construção de Usinas Hidrelétricas, que alteram profundamente a dinâmica da água, a quantidade e qualidade de habitats, os processos de produção primária e consequentemente a estrutura das comunidades naturais. O fechamento do reservatório de Porto Primavera, em 1998, promoveu variações diárias nos níveis fluviométricos naturais na área da planície de inundação do alto rio Paraná. Esta represa localiza-se a 28 km a montante da confluência com o Rio Paranapanema e tem demonstrado efeito sobre as características sedimentológicas e de regulação do pulso de inundação, pelo controle a montante do nível de água. Assim, Porto Rico, localiza-se entre os reservatórios de Itaipu e Porto Primavera.
JUSTIFICATIVA:
Tendo em vista os conteúdos trabalhados e a serem trabalhados nas disciplinas de história do Paraná, geografia, ciências e também utilizando conhecimentos em língua portuguesa, trataremos vários temas que englobam característica de rios e planícies alagáveis, ciclo da água, ocupação do noroeste do Paraná, biodiversidade, pesca e economia, assim como a escrita, fazendo-se necessário, um aprendizado contextualizado, onde os alunos poderão ver e sentir na prática o mundo que os rodeia. OBJETIVO:
Conscientizar os alunos e toda a comunidade escolar da importância dos conhecimentos da manutenção da biodiversidade, na economia brasileira e na produção de energia.
Metas:
Montar uma exposição onde se utilize várias formas de linguagem, como maquetes, fotos do rio Paraná ao longo dos anos