Turismo no Norte do Brasil
Por ser uma região pouco habitada e de ocupação mais tardia, o ecossistema da região Norte do Brasil encontra-se preservado, o que propicia as atividades de ecoturismo.
Como parte do recente planejamento de desenvolvimento sustentável, a exploração do turismo cresce a cada dia com mais infraestrutura para os turistas.
A Região Norte tem especial vocação no ecoturismo, por abrigar a maior parte da mais colossal Floresta Tropical do planeta — a Floresta Amazônica — tendo em seu pacote sua vasta flora, fauna, corredeiras, contatos com indígenas primitivos e trilhas; abrangem ainda os maiores rios do mundo, em especial o rio Amazonas, que chega a alcançar cinquenta quilômetros de largura durante o período chuvoso.
Centro Histórico
De Belém
De Boa Vista
De Manaus
De Rio Branco
Encontro das águas
Festival Folclórico Parintins
Monte Roraima
Serra do Tepequém
Cachoeiras
De Presidente Figueiredo
De Uiramutã
Pesca esportiva
Principais Pontos turísticos
Ver-o-Peso: A maior feira livre da América Latina é também o símbolo de Belém e seu maior ponto turístico.
Estação das Docas: O que antes era um galpão fechado, que impedia que o belenense visse a baía do Guajará de perto, agora é um dos pontos turísticos mais visitados de Belém. A Estação das Docas foi inaugurada há quatro anos e, desde então, é um ponto obrigatório para quem passa pela cidade das mangueiras.
Teatro da Paz: Importante símbolo que relembra toda a riqueza que a Amazônia viveu na época da borracha, o teatro também retoma um período muito importante da história da cidade. Foi a partir de sua construção, que começou uma tímida urbanização, no que hoje é o atual centro de Belém.
Parque da Residência: Localizado na antiga residência oficial dos governadores paraenses, o Parque da Residência é um ícone de luxo e beleza na Avenida Magalhães Barata, uma das principais de Belém.
Feliz Lusitânia: No final de 2002, Belém ganhou mais um