Projeto hortas caseiras
← Introdução
Mariana nasceu e viveu boa parte da vida no interior, em cidade pequena. Ao se mudar para a cidade grande, trouxe o gosto pelo cultivo de plantas. Nada como ter sempre a mão temperos frescos como cebolinha, alecrim e pimenta. A casa fica com um belo aroma e a comida mais saborosa. O sonho de ter uma horta caseira só esbarrou em um probleminha: Mariana mora em um apartamento pequeno no bairro da Tijuca, no Rio de Janeiro.
← O quê foi feito:
A maioria das pessoas buscam uma alimentação saudável, balanceada. E pessoas como Mariana tentam unir essa busca com o prazer de ter sua própria horta. Devido o crescimento das cidades, Mariana deparou-se com a falta de espaço.
Buscando solucionar o problema de Mariana e tantas outras pessoas, nosso projeto prevê uma horta que se adaptaria ao ambiente reduzido de um apartamento e que permitiria a flexibilidade, por ser desenvolvida sobre uma grade, que pode ser adaptada a quadro ou carrinho.
← Para quem foi feito: público-alvo
Moradores de pequenas residências, em geral, que pretendem iniciar ou continuar com uma vida saudável, plantando seus próprios temperos sem agrotóxicos, tendo-os sempre frescos.
← Como foi feito: solução apresentada
Em um apartamento compacto, tem-se o espaço muito reduzido e todos os móveis e espaços são preciosos, tem que se ter uma funcionalidade, buscando uma forma de unir a saúde com a decoração e que não interfira no ambiente familiar. Com essas informações que coletamos, desenvolvemos a horta que pode ser adaptada de diversas formas.
A horta removível, podem ser suspensa quando colocada em pequenos ganchos presos ao teto, bem como uma horta vertical, afixada a parede que pegue mais sol durante a manhã, locais como: área de serviço, sacadas ou até mesmo na varanda. Pode-se também fazer sua horta particular em pequenos vasos suspensos que podem ser acomodados de