trabalho
O Programa Nacional de Habitação Rural é uma alternativa que contribui com o agricultor na construção, reforma e ampliação de sua casa, sendo financiado através do Banco do Brasil.
Para se enquadrar no programa a família agricultora precisa comprovar sua renda de acordo com especificidade de cada programa, ser sócio do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, estar organizado em grupo, ou seja, associações e ter mais de 18 anos.
O PNHR, pode ser construída em terreno próprio, em terreno de terceiros com declaração de autorização, em terreno de terceiros ocupado a mais de cinco anos sujeito ao usucapião e em terreno publico, ocupado a mais de 5 anos e com concessão especial de uso de moradia.
A entidade organizadora junto ao Banco do Brasil é a SEDENS que operacionaliza o programa através das UGAIS e Associações. A SEDENS é responsável pela organização dos grupos, pela execução dos projetos técnicos (social e de engenharia) e pela fiscalização das obras.
O Projeto Social do Programa Habitação Rural, desenvolvido pela SEDENS tem como objetivo conhecer a realidade de cada família de agricultores e propor alternativas que melhorem sua auto-estima, condições de moradia, saúde, organização da propriedade, relação com o mercado, relação com o meio ambiente e nível de organização.
Desta forma, através do trabalho social, cria-se o espaço adequado para intervir em questões fundamentais que contribuem para melhorar a qualidade de vida dos beneficiários, como saúde, organização e conservação do patrimônio, preceitos estes também estabelecidos pelo Banco do Brasil. Haja vista que esta intervenção causa nas famílias beneficiadas, aumento na qualidade de vida, melhoria no ambiente familiar e nas condições habitacionais dos mesmos.
Contudo, a SEDENS busca através da implantação do Trabalho Social proporcionar às famílias agricultoras, maior e melhor qualidade de vida, através de medidas e ações pautadas na realidade apresentada á