Projeto família na escola
Em razão do distanciamento existente dos familiares em relação à escola e do grande desencontro entre as expectativas do desempenho dos alunos, dos pais para com a escola e da escola para com os pais, o que indubitavelmente ocasiona conflitos e acusações entre ambos e que em longo prazo pode provocar ou agravar o fracasso escolar dos alunos, o texto destaca a relevância de instituir um projeto pedagógico que agregue a família e a escola. O projeto objetiva identificar as causas que interferem negativamente nessa integração e também fortalecer o laço entre elas, por meio da conscientização da importância da participação da família nas atividades escolares, visto que, tanto a família quanto a escola devem unir esforços em busca de objetivos comuns: o sucesso na aprendizagem e o desenvolvimento da criança em todos os aspectos.
É importante ressaltar que, na medida em que a escola abre espaço e cria mecanismos para atrair a família para o ambiente escolar, novas oportunidades podem surgir e a possibilidade de desenvolvimento de uma educação de qualidade é ampliada.
Para que a criança sinta-se segura em relação a sua vida escolar, e para que as escolas tenham um bom desempenho, é extremamente necessária, a participação e o envolvimento da família.
Educar é um papel importantíssimo do ambiente escolar, no entanto a necessidade do acompanhamento dos familiares no processo de aprendizagem dos alunos tanto na escola, quanto em casa, é muito importante.
A discussão sobre a participação da família na vida escolar de seus filhos não é recente. Há muitos anos que se vem pensando sobre como envolver a família e torná-la parte do processo educativo. Essa aproximação é sem dúvida uma difícil tarefa, isto, em função incertezas, falta de segurança e de esclarecimento sobre o processo educacional, suas limitações, bem como sua abrangência.
Tal projeto justifica-se pela necessidade de contribuir no processo de ensino aprendizagem da criança e por entender que a