Projeto Etapa 2 G3
ETAPA 2 – DIVISOR DE CORRENTE E CIRCUITO DE CONVERSÃO BINÁRIO PARA BCd
Bruno Melo, Kheylle Inghridy, Maura Bonaldo, Priscila Tomomi
FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
Divisor de corrente, é uma técnica para se analisar, a corrente que circula ou deve circular em um circuito, através da impedância equivalente em cada ramo que o compõe[4], para tanto é necessário entender que aplicação dos divisores são obtidas a partir das regras de associação série e paralela de resistores, que também derivam das Leis de Kirchhoff [3]. Sendo importante ressaltar que diferente do divisor de tensão, a regra do divisor de corrente, só serve para resistores em paralelo.
Os circuitos integrados selecionados para a conversão binário para BCd foram o 7485, 74192 e 74193. O CI 7485 é um comparador de 4 bits que analisa se o comprimento das entradas são maiores, iguais ou menores utilizando comparadores de ligação em cascata e organizando-os de acordo com a sua significância.[1] Ao tratarmos do 74192 e 74193, contadores planejados para trabalhar em cascata sem a necessidade de um circuito externo,observou-se que eles podem apresentar uma saída com baixo nível quando um alto é aplicado na entrada.A sincronização das operações ocorridas dentro deles é oferecida por um clock flip-flop que faz com que as saídas mudem de acordo com o que é sugerido pela lógica interna do mesmo. As saídas são engatilhadas por uma transição de baixo para alto nível das entradas. [2]
PRINCIPAIS CI’S SELECIONADOS E DATASHEET
Figura 1 – Datasheet para o circuito integrado 7485.
Figura 2 – Datasheet para o circuito integrado 74192.
Figura 3 – Datasheet para o circuito integrado 74193.
RESULTADOS E DISCUSSÃO
Para a segunda etapa do projeto utilizando divisores de corrente para determinar os resistores que serão responsáveis por limitar a corrente medida de acordo com a escala de 0,2mA a 200mA. Foi utilizada a seguinte equação: (1)
Onde: Iin = refere-se a corrente de entrada