ATPS De Mec Nica Geral II
A física nos fornece diversas ferramentas para podermos resolver problemas que encontramos em nosso dia a dia, sejá profissionalmente ou pessoalmente, ela está presente em tudo que podemos imaginar, desde uma simples cadeira até um sofisticado foguete espacial.
O que estudaremos nesse trabalho é a parte mecânica da física, a estática de um ponto material e o momento de força.
Estática é a parte da mecânica que estuda as condições de equilíbrio de um ponto material, onde as dimensões do corpo é desprezíveis, ou de um corpo estenso, onde o tamanho do corpo influi no estudo do fenômeno.
Para obter o equilíbrio de um ponto material, devemos impor que a força resultante = 0, ou seja, a somatória das forças agindo sobre um ponto material é nula.
Momento de uma força, também conhecida como torque, é uma parte da mecânica que estuda a quantidade de força que age sobre uma estrutura para que ela tenha uma tendência de giro.
Quando a força resultante não é nula, o corpo pode adquirir um movimento de rotação e de translação ao mesmo tempo. Sendo assim podemos definir o momento de uma força como sendo associada as forças que fazem com que o objeto ou estrutura tende a girar.
Objetivo
Aplicar os conceitos de força e momento para solucionar problemas de equilíbriode corpos rigidos, cuja força resultante do sistema de forças é nula e o momento resultante desse sistema também é nulo.
Etapa 2 – Equilíbrio de Corpos Rigidos
Passo 1 Dados do Projeto
Peso da máquina sem contrapeso: 100 kN (Centro de Gravidade G1);
Peso da lança: 25 kN (Centro de Gravidade G2);
Peso de cada contrapeso: 5 kN (Centro de Gravidade G3);
Número total de contrapeso: Três;
Centro de gravidade do módulo quadrado das esteiras: Eixo de giro do guindaste;
Posição sequencial de montagens dos contrapesos: a1 = 0,9 m; a2 = 1,1 m; a3 = 1,3 m;
Capacidade máxima de carga do guindaste 15 kN: Limitada pelo cabo de aço;
Ângulo mínimo atingido pela lança sem carga 10º: Limitado por batente.
Passo 2