Projeto escolar: dia do indio
1 JUSTIFICATIVA
O Dia 19 de abril é destinado à comemoração do Dia do Índio. Data comemorativa criada em 1943 pelo presidente Getúlio Vargas, através do decreto lei número 5.540. Em 1940 foi realizado no México, o Primeiro Congresso Indigenista Interamericano, que contou com a participação de diversas autoridades governamentais dos países da América, onde vários líderes indígenas deste continente foram convidados para participarem das reuniões e decisões. Havendo uma ausência geral dos líderes indígenas nos primeiros dias do evento. Os índios mantinham-se temerosos com o evento, este comportamento era compreensível, pois os índios há séculos estavam sendo perseguidos, agredidos e dizimados pelos “homens brancos”. Somente após algumas reuniões e reflexões, diversos líderes indígenas resolveram participar, ao entenderem a importância daquele momento histórico. Esta participação ocorreu no dia 19 de abril, que depois foi escolhido, no continente americano, como o Dia do Índio.
Pensando no índio como componente de extrema importância na formação da sociedade brasileira, este projeto visa, em conjunto com os alunos de 6º ano do ensino fundamental, mapear e identificar o movimento indígena em solo brasileiro, dando maior ênfase nas tribos existentes em solo piauiense da invasão dos portugueses ao dias atuais.
2 OBJETIVOS
Mapear as principais etnias indígenas existentes no Brasil à época da invasão portuguesa;
Identificar suas práticas sociais e culturais
Conhecer as principais heranças indígenas na sociedade brasileira;
Reconhecer as tribos existentes no solo piauiense;
Localizar as tribos piauiense nos dias atuais.
3 PÚBLICO ALVO: Alunos do 6º ano
4 METODOLOGIA
Fazer um levantamento histórico dos componentes indígenas à época da invasão portuguesa em solo brasileiro, identificando suas principais etnias e costumes;
Fazer um levantamento das principais heranças deixadas pelos indígenas na sociedade brasileira;
Construir em