projeto escola
É a língua como instrumento poderoso de comunicação que é que nos permite dialogar no e com os diversos contextos sócio-culturais da nossa sociedade. E o texto literário é um portal que nos permite atravessar o tempo e o espaço, observar a natureza humana, nossas fraquezas e nossas virtudes no longo de toda a trajetória humana.
Este projeto “leitura e escrita: possibilidade de ver, sentir e trabalhar o texto” é destinado aos alunos do 1º ao 9º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Pedro Izídio de Oliveira. A realização do trabalho terá inicio dia 27 de fevereiro e encerará dia 27 de abril. Com duração de um bimestre.
O projeto “Leitura e Escrita”, trará inúmeras possibilidades de ver, sentir e trabalhar o texto, já que o contexto escolar que vivenciamos trata o texto como mero instrumento para o ensino de gramática e esta, por sua vez, feita de maneira descontextualizada (aulas de português separadas de aulas de redação, o que torna o ensino da Língua sem graça e sem uma maior importância, onde o professor finge que ensina passando-lhes apenas regras e conceitos gramaticais e os alunos fingem que aprendem, quando não, dizem que é muito complicado e muito difícil decorar tanta coisa.
E, no universo dos que fingem que ensinam e dos que não aprendem, vivemos sem perceber que muitas vezes, ou melhor, sempre utilizamos a língua seja ela escrita ou falada para comunicar o que pensamos, o que sentimos e o que descobrimos no nosso dia-a-dia. “Saber falar significa saber uma língua. Saber uma língua significa saber uma gramática. Saber uma gramática não significa saber de cor algumas regras que se aprendem na escola, ou saber fazer algumas análises, morfológicas e sintáticas. Mais profundo do que esse conhecimento é o conhecimento (intuitivo ou inconsciente)