Seg. Trabalho
Classificação do Benzeno: É um liquido INFLAMÁVEL.
Propriedades Químicas / Físicas: O benzeno, uma das substâncias químicas tóxicas mais presentes nos processos industriais no mundo é um hidrocarboneto aromático que se apresenta em estado líquido, incolor e estável, à temperatura ambiente e pressão atmosférica normal, com odor característico dos aromáticos. Lipossolúvel, pouco solúvel em água, mas mistura-se bem com a maioria dos solventes orgânicos (álcool, clorofórmio, éter e acetona) é a substância mais cancerígena, segundo a Agência Internacional de Controle do Câncer
Sua Utilização: O benzeno hoje em dia é utilizado como matéria-prima dentro da indústria petroquímica, na síntese de substâncias químicas básicas que são utilizadas, por sua vez, em vasta quantidade de produtos industriais. O benzeno está presente também no seu dia a dia, seja no copo plástico, no detergente ou no sabão em pó, é um aromático que quando sintetizado com outros petroquímicos serve de matéria-prima para diversos produtos. O Benzeno também é o componente principal dos produtos de combustão do PVC.
Risco dentro e fora de recipientes: Pode inflamar com o calor e os vapores podem deslocar-se até uma fonte de ignição e provocar chamas Há riscos de explosão do vapor em ambientes fechados ou abertos ou em rede de esgotos. A exposição ao benzeno pode provocar leucemia entre 2 a 50 anos. . O ar em ambiente aberto pode conter níveis baixos de benzeno de fumo de tabaco(é produzido durante a queima do cigarro), fumaça de lenha, postos de combustíveis, transporte de gasolina, ou escape de veículos a motor e as emissões industriais. No ar em torno de lugares de deposição de resíduos perigosos ou postos de gasolina podem conter níveis mais elevados de benzeno.
Controle de Emergência: Em caso de Inalação: Remover o indivíduo ao ar livre. Se não estiver respirando, fazer respiração artificial. Se respirar com dificuldade, dê oxigênio. Procure ajuda médica.
Ingestão: NÃO