Resumo Oferta, Demanda e Elasticidade
Mercado perfeitamente competitivo: Um mercado em que há tantos compradores e vendedores que um só individuo não altera o preço de mercado, ou seja, são tomadores de preço. Os bens oferecidos são todos iguais.
Demanda: é a quantidade de um determinado bem que os consumidores estão aptos e dispostos a adquirir, em determinado período de tempo, aos diversos preços alternativos. Representa o desejo, intenção, vontade de comprar e não sua realização ou compra propriamente dita (demanda = procura).
Representa-se por toda a escala ou curva que relaciona os possíveis preços a determinadas quantidades demandadas de um bem ou serviço.
Quantidade Demandada: A quantidade de um bem que os compradores desejam comprar a um determinado preço.
Lei de Demanda: Ceteris Paribus, a quantidade demanda de um bem diminui quando seu preço aumenta. Relação inversamente proporcional entre quantidade demandada e preço.
Curva de demanda: Gráfico que representa a relação entre preço e quantidade ofertada. A curva apresenta inclinação negativa, justificando a Lei da Demanda.
Bem normal: Bem para o qual, ceteris paribus, um aumento da renda leva a um aumento da demanda, ou um aumento da quantidade demandada por um mesmo preço.
Bem inferior: Bem para o qual, ceteris paribus, um aumento da renda leva a uma diminuição da demanda, um uma redução da quantidade demandada por um mesmo preço. Ex: Carne de segunda, miojo.
Bens Substitutos: Bens para o qual, ceteris paribus, um aumento do preço de um leva um aumento da demanda do outro, e vice versa. Ex: Ingresso de cinema e locação de dvd, cachorro quente e hambúrguer, manteiga e margarina.
Bens Complementares: Bens para o qual, ceteris paribus, um aumento do preço de um leva uma redução na demanda do outro, e vice versa. Ex: Cereal e leite, pão e manteiga, tênis e meia.
Variáveis que representam um movimento ao longo da curva de demanda: Preço
Variáveis que