Projeto EJA
Valinhos
Março/2013
Objetivo
- Refletir sobre o funcionamento do sistema alfabético, da escrita e dos diferentes nomes existentes em um único grupo.
-Refletir sobre o sistema numeral.
Palavra geradora:
-Nomes
Conteúdo
- Sistema de escrita alfabético
-Numeração
Tempo estimado
- 1 aula
Material necessário
-Alfabeto, pedaços de cartolina com uma letra do alfabeto em cada, giz de lousa, folhas sulfite, grampeador, lápis, borracha.
Desenvolvimento
1ª etapa: Investigação.
Iniciaremos uma conversa perguntando o que os alunos fazem quando precisam ligar para alguém. Quem consegue fazer isso sozinho? Quem precisa de ajuda? O que é mais difícil: encontrar o nome da pessoa ou entender e discar corretamente o número do telefone? Quem da turma possui agenda? Explique que é importante manter registrado o número de alguém de casa ou do celular que mora junto da mesma, precisem avisar sobre algum eventual ocorrido. Para isso, apresente a proposta de fazer uma agenda telefônica da turma.
2ª etapa: Tematização.
Solicite que escrevam o nome de cada aluno da turma usando as cartolinas com as letras.
3ª etapa: Problematização.
Depois que terminarem de escrever todos os nomes, solicite que confiram com o "dono" do nome se a escrita está correta e que façam alterações que forem necessárias. Em seguida, mostre uma agenda telefônica para os alunos e pergunte como as informações estão organizadas. Mostre as letras expostas nas laterais da agenda e pergunte se eles sabem o que isso significa. Para fica mais fácil o professor poderá escrever na lousa o alfabeto em letras grandes. Dê um tempo para que os grupos tentem classificar os nomes. Depois, peça para que escrevam na lousa os nomes na ordem alfabética, discutindo nome por nome, como perguntas como: "Há mais alguém que começa com A, como a Antônio?" Se houver nomes que se iniciam