clima
Shapefile - formato de dados espacial é aberto e publicado pela Esri. Uma shapefile armazena geometria não topológica e informações de atributos para os recursos espaciais num conjunto de dados. Shapefiles podem suportar características de pontos, linhas e áreas. Fonte: http://www.esri.com/technology-topics/standards/data-interoperability.
1.Resumo: Pretende-se com este trabalho abordar algumas das técnicas existentes de geo-processamento 2D, operações para derivação de informação: dissolução e sobreposição topológica, descrevendo as especificidades de cada uma delas, salientando a sua importância num SIG. Apresentação de algumas utilidades da utilização destas ferramentas, nos recursos humanos. Breve introdução matmática.
2.Introdução:
Nos dias de hoje, qualquer tipo de análise ao terreno, seja ela efectuada por presidentes de câmara, arquitectos ou engenheiros, requere um mapa, ou seja um Sistemas de Informação Geográfica (SIG), que possibilita uma maior compreensão e visualização do terreno, assim como a sua topografia. Sendo os processos de união e intersecção processos matemáticos, utilizados tanto em conjuntos, como em planos, estes mesmos processos também podem ser aplicados ao nível dos SIG, para determinar locais apropriados para determinados fins, como por exemplo locais mais apropriados para construções de habitações, escolas, parques, entre outros. Matematicamente quando dois planos/conjuntos se intersectam, significa que daí advém um novo plano/conjunto que pertencia aos dois primeiros em simultâneo. Quando dois planos/conjuntos se unem, significa que daí advém um novo plano/conjunto que