Resumo do documentario terra deu terra come
Resumo do documentário terra deu terra come
O documentário foi filmado no interior de minas gerais, em uma região onde anteriormente havia um garimpo. O velho garimpeiro Pedro, um dos últimos conhecedores dos vissungos (cantigas de herança africana, cantadas durante os rituais fúnebres da região) mostra as rezas, cantigas, tradições e práticas realizadas por este povo de cultura diferente, como por exemplo, a representação do ritual fúnebre, ministrado por Pedro, pela morte de João Batista de cento e vinte anos.
Pedro conta que na época do garimpo tinha muito dinheiro, mas não lhe respostou muito, gastou tudo, havia muitos diamantes, porém apenas os compradores enriqueciam, já que os garimpeiros vendiam a um preço muito abaixo daquele pelo qual os compradores revendiam. Conta que encontrou uma grande pedra de diamante, mas que seu tio a enterrou e morreu sem contar a ninguém onde estava a pedra. Pedro acredita que apenas invocando sua alma de seu tio conseguiria achar o diamante.
Crente na existência de entidades e experiências metafisicas, Pedro supõe que o câmera é um feiticeiro ou tem pacto com o diabo por portar uma tecnologia que ele não conhece, uma câmera de vídeo onde ele pode se ver se se ouvir algo extremamente incomum para ele, também acredita na existência do “sujo”, que rouba os cadáveres de quem fez com ele um “contrato”, acredita na invocação de entidades, personifica a morte que seria uma mulher muito feia e carregaria uma foice. A morte teria sido criada por Cristo para matar os velhos que já estavam rastejando, mas a morte teria dito que as pessoas colocariam a culpa nela e por isso cristo disse que arranjaria desculpas, tais como: morrer do coração, do pulmão e de outras doenças, seriam as desculpas, como ele acredita ser até hoje, este momento do documentário é extremamente interessante, pois deixa bem claro as enormes diferenças produzidas pela cultura de um povo, para o senso comum, em geral, a explicação cientifica