Projeto educação infantil
PÚBLICO ALVO: CRECHE- NÍVEL III IDADE: 3 ANOS
JUSTIFICATIVA:
Tenho conhecimento de que a escola é o primeiro espaço socializador fora do círculo familiar da criança, sendo este caracterizado como a base da aprendizagem.
Um espaço onde o profissional da Educação Infantil desempenhará o papel de torná-lo agradável, seguro, onde possam ser atendidas todas as necessidades da criança, logo, o processo de ensino aprendizagem deve ser pensado e planejado para criança e não para o educador.
Quando me refiro ao atendimento das necessidades, não me detenho somente as necessidades físicas, mas a todos os aspectos do desenvolvimento humano, como num todo, ou seja, no aspecto afetivo, cognitivo, social e psicomotor.
Precisamos portanto, compreender que estes aspectos não se separam, são trabalhados conjuntamente e de forma contínua, respeitando sempre o ritmo de cada criança.
Ao falarmos do desenvolvimento e da aprendizagem, precisamos saber que não será a idade cronológica o determinante para um ou outro, mas a proporção em que as condições, os estímulos, são oferecidos as crianças.
Para realizarmos ou até mesmo buscarmos melhores ações de trabalho junto às crianças, devemos assumir a postura de pesquisadores, ter fundamentos, para proporcionarmos um trabalho mais próximo possível da qualidade que tanto idealizamos.
Um trabalho que nos atentem para as diferentes linguagens, que servirão quase sempre como guia ao nosso trabalho como profissionais da Educação Infantil, dizendo “o que as crianças querem e porque precisam”(Junqueira Filho,(2006).
De acordo com as autoras Dourado e Prandini( ) amparadas pelo referencial teórico Walloniano em sua teoria do desenvolvimento humano, o qual tem início na relação do organismo do bebê recém nascido, ou seja, seus reflexos e movimentos são impulsivos, e os adultos é quem interpretam estes reflexos.
Sendo assim, não são casuais, mas sociais, pois, a