Biografia de joão amos comenius
Este episódio ficou tão marcado em sua personalidade, levando-o a despertar uma atenção peculiar à sua infância durante toda sua existência, organizando um sistema próprio de educação infantil, visando a reforma da humanidade.
Na Universidade Calvinista de Herbron, na Alemanha, cursou Teologia e adquiriu boa formação cultural, e cheio de novos conhecimentos, e inconformado com o esquema de educação vigente, procede a uma verdadeira reforma em sua escola, com a aplicação de métodos mais eficientes para o ensino das ciências e das artes. Tornou-se pastor, sendo ainda estudante, começando a escrever: "Problemata Miscelânea" e "Syloge Questiorum Controversum" foram as primeiras obras. Casou-se com Madalena Vizovska, e teve dois filhos aos 24 anos. Passados muitos anos após a morte de seus pais e suas irmãs, ocorre outra tragédia em sua vida. Com a guerra dos 30 anos, conflito religioso desencadeado entre católicos e protestantes na Alemanha e posteriormente em toda Europa, sua família sofre um grande martírio junto com a população Theco-Eslovaquia, perde todos os seus livros e manuscritos, e também sua família vitimados pela epidemia.
Comenius se reergue, e se casa com a filha de um influente bispo, mas outra o destino conspira contra ele, um incêndio destrói sua casa, e mais uma vez perde sua valiosa biblioteca, e em 1.648, sua mulher morre, deixando cinco filhos. Pobre e doente, terminou indo para Holanda, onde passou os derradeiros anos de sua vida.
Em 1649, casa-se pela 3º vez com Johana Gajusová, e reuni forças para prosseguir seu trabalho de educador e