comenius
BIOGRAFIA JAN AMOS COMENIUS
ILHA SOLTEIRA – SP
AGOSTO - 2014
Jan Amos Comenius (Biografia)
Jan Amos Komenský ou João Amós Comenius, educador checo, nasceu em 28 de março de 1592 na cidade Nivnitz que fica na Moravia (região da Europa Central pertencente ao Reino da Boêmia – antiga Tcheco-Eslováquia). Em sua juventude, a escola da época era um lugar de sombria seriedade, desprovida de atrativos. Exigia dos meninos postura de adultos, exercício exacerbado da memorização, verbalismo extremo e praticava-se pedagogia da palmatória. Concluído os estudos secundários, Comenius fez opção pela carreira eclesiástica: estudou Teologia na Universidade Calvinista de Herborn, na Alemanha onde adquiriu uma boa bagagem cultural.
Como estudante, apresentou duas teses de doutorado: “Problemata miscelania” e “Syloge quaestiorum controversum”, ambas alvo de elogios de seus professores. Em busca de conhecimentos sobre astronomia e matemática transferiu-se para Heidelberg e então retornou à sua terra natal com intenção de colocar em prática os conhecimentos adquiridos. Em 1616, após dois anos na profissão de professor, é ordenado pastor dos Irmãos Morávios estabelecendo-se na cidade de Fulnek, onde se casou e teve dois filhos com Madalena Vizovska. Aos 24 anos desempenhou a função de pastor e professor, sendo em seguida nomeado diretor de escola.
A Guerra dos Trinta Anos (conflito religioso entre protestantes e católicos) deixou marcas profundas na vida de Comenius, tanto quanto para seu país (Tcheco-Eslováquia) que sofreu o extermínio de mais de 80% da população. Em 1621, perdeu livros e manuscritos com a invasão dos espanhóis. Perdeu também seus filhos e esposa, vitimados por doenças instaladas pela devastação e miséria, resultado da prolongada guerra.
Sua educação foi consumada na Universidade Calvinista de Herbron, na Alemanha, onde ele se graduou em Teologia e consolidou seus