PROJETO DE RECOMENDA O DE ADUBA O
Nicole Junia Lemos Caves 2698
Profo. Marihus Altoé Baldotto
Cultura de Pimentão Introdução
Origem
O pimentão é uma planta originária do continente americano, onde é cultivado e usado como alimento desde os tempos pré-históricos. Foi cultura desconhecida na Europa, até a descoberta da América por Colombo.
As pimentas do gênero Capiscum, que já eram utilizadas pelos nativos mostrava-se mais picante que a pimenta-do-reino (Piper nigrum), cuja busca foi, possivelmente, uma das razões das viagens que resultaram no o descobrimento do Novo Mundo.
Apesar da cultura do pimentão ser hoje muito importante em grande número de países, é ainda nas regiões de origem e nos países que primeiro o cultivou, na Europa – a Espanha – que se consomem em maior quantidade.
Os pimentões, Capiscum annuum, são os mais utilizados na culinária, tanto como alimento, como condimento. Nas variedades de frutos grandes, carnudos e doces, estes são consumidos verdes ou maduros como saladas, crus ou assados; são usados ainda em pratos de arroz, guisados e ensopados. Depois de maduros, secos e transformados em pó, são nomeados colorau doce ou picante.
Valor econômico O cultivo de pimentões é uma atividade significativa para o setor agrícola brasileiro, sendo responsável anualmente por cerca de 13.0 ha de área cultivada, com a produção de aproximadamente 280 toneladas de frutos. O pimentão está entre as dez hortaliças mais importantes do Brasil. A produção de pimentão existe em todos os estados da federação, mas concentram-se nos estados de São Paulo e Minas gerais que plantam, em conjunto, aproximadamente 5.0 ha, com considerável produção de 120 mil toneladas. Somente o mercado nacional de sementes de pimentão movimenta US$ 1,5 milhão.
Clima e Solo
O pimentão prefere solos bem arejados, profundos, com boa drenagem por ser uma planta sensível à asfixia radicular. É uma