resíduos solidos
Este trabalho acadêmico visa apresentar o destino final dos resíduos produzidos no municipio de São João da Barra. Explicando todas as estapas envolvidas no funcionamento dos lixões e aterros sanitários, mostrando de forma simplificada e coerente todos os danos que os resíduos sem destinação correta podem causar ao ambiente e a população. visando também informar quais materiais são ou não reciclaveis e as formas de descarte definitivo desses resíduos.
METODOLOGIA
RESUMO
RESÍDUOS SÓLIDOS
Resíduos sólidos genericamente chamado lixo, são materiais sólidos considerados sem utilidade, gerados pela atividade humana, que são descartados ou eliminados.
A partir da Revolução Industrial, as fábricas começaram a produzir objetos de consumo em larga escala e a introduzir novas embalagens no mercado, aumentando consideravelmente o volume e a diversidade de resíduos gerados nas áreas urbanas. O homem passou a viver então a era dos descartáveis em que a maior parte dos produtos — desde guardanapos de papel e latas de refrigerante, até computadores — são inutilizados e jogados fora com enorme rapidez. O aumento do lixo também se deve a obsolescência programada e perceptiva.
Obsolescência programada é quando um produto lançado no mercado se torna inutilizável ou obsoleto em um período de tempo relativamente curto de forma proposital, ou seja, quando empresas lançam mercadorias para que sejam rapidamente descartadas e estimulam o consumidor a comprar novamente.
Já a obsolescência perceptiva é uma forma de reduzir a vida útil dos produtos que ainda são perfeitamente funcionais e úteis. Os fabricantes lançam produtos com aparência inovadora e mais agradável, além de pequenas mudanças funcionais, dando aos produtos antigos aspecto de ultrapassados. Dessa forma, induzem o consumidor à troca. Um bom exemplo é a moda, que se modifica de forma a estimular a frequente aquisição de novos modelos de vestuários. Ao mesmo tempo, o