Projeto de psicomotricidade
Objetivo:
O público-alvo são crianças que apresentam problemas de aprendizagem, alterações na coordenação motora, hiperatividade, desatenção e transtorno de conduta.
PROCEDIMENTO:
Consiste em testes que avaliam as habilidades motricidade fina, motricidade global, equilíbrio, esquema corporal, organização espacial e organização temporal, fornecendo a idade, além de identificar a lateralidade (mãos, olhos e pés).
Evolução:
Objetivos:
★ Coordenação motora global
★ Equilíbrio
★ Coordenação segmentar
★ Motricidade fina
★ Tônus
★ Percepção espacial e temporal.
Materiais:
★ Barbantes (coloridos ou não)
Barbantes divertidos
Prepare o material: corte vários pedaços de barbante em tamanhos diferentes e dê um nó nas pontas para fechá-los. Depois, faça algumas solicitações para as crianças. Veja a sequência:
1. Coloque oito barbantes no chão, em círculos, formando uma fileira: o primeiro é o círculo maior, o próximo é um pouco menor e assim por diante. O último (oitavo) deve ser o círculo menor de todos.
2. Explique a regra: um a um, todos terão de andar na fileira de barbantes, pisando dentro dos círculos. No 1º barbante, pode-se pisar com os dois pés, depois, conforme o espaço disponível em cada círculo, as crianças terão de refletir sobre como continuarão pisando (mudar para só um pé, pisar apenas com o calcanhar etc.). Nos últimos dois círculos, que são bem pequenos, elas terão de pisar ou com o calcanhar, ou com a ponta dos pés. Depois que todos tiverem participado, pode-se repetir a regra, mudando a parte do corpo. Observe se eles entenderam o jogo e colocaram primeiro as duas mãos, depois só uma etc.
3. Agora você monta com os barbantes figuras geométricas: um quadrado, um retângulo e um triângulo. As crianças contornarão as figuras, andando sobre suas linhas. Pergunte: sobre quantas linhas vocês andaram no quadrado? São linhas retas ou têm curvas? O triângulo em pontas? E quantas linhas? E o retângulo? As