Projeto de Pratica
Centro Universitário Claretiano
Curso: Licenciatura em História
Coordenador de estágio: Profª Terezinha Darli Nazar Bergamo
Supervisor de estágio: Sandra Elizabete Amaral Righetti
POLO DE CARAGUATATUBA
2013
1. DESCRIÇÃO DO PROJETO.
Público alvo: Alunos do 1º ano do Ensino médio.
Agentes educacionais: Professores de História, Geografia e Português.
2. INFORMAÇÕES.
O IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) faz a seguinte definição de Patrimônio Histórico:
“[...] compreende a criação isolada, bem como o sítio urbano ou rural que dá testemunho de uma civilização particular, de uma evolução significativa ou de um acontecimento histórico. Estende-se não só às grandes criações, mas também às obras modestas, que tenham adquirido, com o tempo, uma significação histórica.” Carta de Veneza-1964
Patrimônio Histórico pode ser definido como um bem material, natural ou imóvel que possui significado e importância artística, cultural, religiosa, documental ou estética para a sociedade.
Os Patrimônios são subdivididos em:
Patrimônio Material: São os bens edificados e os objetos que tiveram significado na formação de nossa identidade cultural.
Patrimônio Imaterial: São as festas, as celebrações, os lugares e os saberes que fazem parte de nossa formação cultural.
Estes patrimônios foram construídos ou produzidos pelas sociedades passadas, por isso representam uma importante fonte de pesquisa, preservação cultural e da identidade nacional.
O Patrimônio tema deste projeto é a Fazenda Santana, localizada na Av. Doutor Manoel Hipólito do Rego, Nº 1579 em São Sebastião, litoral norte do estado de São Paulo.
A produção agrícola de São Sebastião era muito variada. Durante o século XVIII incrementou a sua economia com a fabricação do açúcar e da cachaça. O engenho de açúcar, conhecido como Fazenda Santana, é