Trabalho - Ótica da visão
O ser humano é dotado de cinco sentidos: audição, olfato, paladar, tato e visão. Seus sentidos servem para dar informações sobre o mundo exterior ou sobre o que há com a própria pessoa, isto é, informações internas. Cada sentido possui uma forma de percepção, através de ondas sonoras (audição), luz (visão), temperatura ou formas físicas de objetos (tato), cheiros e gostos (olfato e paladar).
Alguns animais possuem determinado sentido mais aguçado que os outros. No homem, o sentido mais poderoso é o da visão, cujo órgão responsável é o olho, que é estimulado pela luz. Os estímulos luminosos chegam ao olho e depois seguem pelo nervo óptico até o cérebro, onde a informação será interpretada.
Desenvolvimento:
A imagem que se forma na retina é invertida, porém o cérebro recebe esta informação e a transforma novamente em imagem direita. O olho humano é constituído pelo globo ocular, que pode ser representado como um aparelho óptico provido de uma lente, e por uma série de outros órgãos, nervos e músculos coordenados Figura 1 que retrata o olho humano em seu mínimo detalhe.
Os raios de luz incidem sobre a córnea, onde são refratados. Depois, atravessam a câmara anterior que contém o humor aquoso, atingindo o cristalino e o humor vítreo. O cristalino converge os raios incidentes que atravessam o humor vítreo e vão de encontro à retina. A retina é a membrana mais interna das três que formam o globo ocular. Nela se encontram as células da visão. A imagem formada na retina é transformada em impulsos que atravessam o nervo óptico, chegando ao cérebro. Como se pode ver na figura 2, a imagem que se forma na retina é invertida, porém o cérebro recebe esta informação e a transforma novamente em imagem direita. O olho é capaz de perceber formas, cores e intensidade luminosa, mas mesmo sendo um instrumento muito sofisticado, podemos ser iludidos, ou sermos levados a dúvidas quanto ao que estamos vendo. Curiosidade sobre ilusão óptica