ATIVIDADE
1. Descreva a sua compreensão de “relativismo cultural”. O que é o relativismo cultural?
Para mim o “relativismo cultural” busca compreender as culturas sem fazer juízo se é certo ou errado, apenas identificando as suas principais características para diferenciar uma das outras.
2. Existem culturas humanas superiores e inferiores? Em caso afirmativo ou negativo, justifique sua resposta.
Não. Porque acredito que o que parece ser positivo para mim no Brasil, em outras nações podem não ter o mesmo juízo de valor e aí entra a questão: Superior em que?
3. Como você compreende as artes no seu contexto de vida?
Expressão cultural. É o espelho da alma do artista que expõe suas percepções sobre o mundo que o rodeia através de que arte for.
4. Em sua região, você é capaz de afirmar que não existe preconceito racial? Procure justificar.
Não. Vemos todo tempo os discursos que tal religião é dos negros, cotas de negros nas escolas, no trabalho (onde trabalho a empresa é obrigada a empregar ao menos um negro), ou se é “branco” e vai passear no centro histórico os camelôs te cobram mais caro porque é “ branco” rsrs
5. Como você vivencia, no meio do caminho, o olhar antropológico em sua vida?
Nas manifestações culturais e religiosas, onde utilizamos sem perceber conhecimentos antropológicos para nos conhecer melhor e melhorar nossas relações no dia a dia.
6. Quais são os conceitos antropológicos já apresentados que você tem dificuldade de compreender?
Quando fala de conhecer biologicamente e culturalmente o homem, pois culturalmente temos debatido muito, mas não está claro para mim a parte biológica.
7. Você se considera uma pessoa culta ou inculta? Por quê?
Inculta. Porque não tenho uma bagagem teórica para discutir assuntos mais complexos e também não conheço muitas culturas.
8. Descreva uma pessoa que você considere uma pessoa culta?
Que é embasada teoricamente para discutir assuntos políticos, sociais e culturais e