Projeto de pesquisa sobre aristóteles
DE PETROLINA – FACAPE
APRESENTAÇÃO
FILOSOFIA E VIDA DE ARISTÓTELES (385-322)
Petrolina-PE
2013
FACULDADE DE CIENCIAS APLICADAS E SOCIAIS
DE PETROLINA – FACAPE
OBJETIVO
Objetivo geral: Fazer com que as ideias e os feitos do filósofo ARISTÓTELES sejam mais apreciados e propagados no meio acadêmico.
Objetivos específicos: Expor os pensamentos de Aristóteles sobre a filosofia, política, ciência, teologia e psicologia.
FACULDADE DE CIENCIAS APLICADAS E SOCIAIS
DE PETROLINA – FACAPE
JUSTIFICATIVA
Há séculos a razão e a ciência são temas polêmicos, uma vez que Aristóteles opõe-se frequentemente a Platão em virtude das teorias das idéias de Platão. Para Aristóteles não é possível pensar uma coisa sem lhe atribuir uma substância, uma quantidade, uma qualidade, uma atividade, uma passividade, uma posição no tempo e no espaço, etc.
Segundo Aristóteles há duas espécies de Ser: os verdadeiros, que subsistem por si e os acidentes. Quando se morre, a matéria fica; a forma, o que caracteriza as qualidades particulares das coisas, desaparece. Os objetos sensíveis são constituídos pelo princípio da perfeição, são enquanto são e pelo princípio da imperfeição, através do qual se lhes permite a aquisição de novas perfeições.
Por meio da pesquisa esclarecer-se-ão alguns destes pensamentos.
FACULDADE DE CIENCIAS APLICADAS E SOCIAIS
DE PETROLINA – FACAPE
MÉTODO
Para realização do projeto será lido livros, textos tirados da internet, fundamentação da pesquisa retirada de vídeos e biografias sobre Aristóteles. Comparar-se-á os diversos dados, informações e conjecturas em literaturas que motivaram os pensamentos deles naquela época.
BIBLIOGRAFIA