felicidade em aristoteles
UNIVERSIDADE ABERTA DO PIAUI
CENTRO DE EDUCAÇÃO ABERTA A DISTÂNCIA – CEAD
CURSO: LICENCIATURA PLENA EM FILOSOFIA
POLO: BURITI DOS LOPES
FELICIDADE EM ARISTOTELES
MARCIO MACHADO DOS SANTOS
BURITI DOS LOPES – PIAUI
2013
MARCIO MACHADO DOS SANTOS
FELICIDADE EM ARISTOTELES
Pré-projeto apresentado na disciplina TCC I como requisito para apresentação de Temáticas Gerais para elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso de Licenciatura Plena em Filosofia.
BURITI DOS LOPES – PIAUI
2013
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO 4
1.1. TEMA 4
1.1.1. Delimitação do Tema 4
2. PROBLEMA 5
3. JUSTIFICAFIVA 6
4. OBJETIVOS 7
4.1. OBJETIVO GERAL 7
4.2. OBJETIVOS ESPECIFICOS 7
5. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA 9
6. METODOLOGIA 10
7. CRONOGRAMA 11
REFERÊNCIAS 12
1. INTRODUÇÃO
Neste pré-projeto trataremos o tema da felicidade, principalmente no Livro I e X da Ética a Nicômaco de Aristóteles. Examinaremos a felicidade como uma finalidade de vida do ser humano, pois é natural que todo o homem busque uma vida feliz e não a infelicidade. Veremos também em que consiste e como o homem realiza a felicidade no pensamento de Aristóteles de acordo principalmente com o Livro I e X da Ética a Nicômaco.
1.1. TEMA
1.1.1. DELIMITAÇÃO DO TEMA
Conforme a ética aristotélica, conhecida como eudemonismo, as ações humanas tendem para o bem e o bem supremo é a felicidade. E esta significa a realização da excelência, que é a sua natureza de ser racional. Dentro desse contexto, a partir principalmente da obra Ética a Nicômaco refletiremos a cerca do conceito de felicidade para Aristóteles. 2. PROBLEMA
Alguns mais pessimistas, acham a felicidade um sonho impossível. Os problemas do cotidiano, os sofrimentos físicos e morais, a fome, a pobreza, a violência, o tédio são empecilhos severos. Para outros a felicidade estaria nos momentos de consumo, longe do