Fichamento
O discurso do método é uma obra do filosofo alemão Renê Descartes, que buscando arquitetar e organizar melhor o pensamento em direção a verdade e faz desta obra uma verdadeira revolução na sua época. Busco neste trabalho fazer um fichamento da quarta parte deste método, que está dividido em cinco partes. Coube-me analisar a partir da pag.43 que trata da questão da crença da existência ou não de Deus. Assim expressa o autor do texto quando diz a esse respeito:
“ Assim, se houver homens que não estejam suficientemente persuadidos da existência de Deus e da alma, com as razoes que apresentei, quero que saibam que são menos certas todas as outras cosias, de que talvez se achem mais seguros, como de ter um corpo, de existirem astros e uma terra e coisas semelhantes”. Pág.43.
Neste ponto o autor descreve a possibilidade de haver homens que não acreditem na existência de Deus e da alma, porem diz ele: como pode haver essa descrença se da mesma acreditam na existência de um corpo, de astros, terra e de outras coisas semelhantes, ele quer nos dizer que destas coisas não podemos duvidar, a menos que sejamos tão extravagantes, ainda mais quando se trata de uma certeza metafísica.
Mais uma vez continua Descartes ao escrever este Discurso, segundo ele, para bem conduzir a verdade nas ciências, e vai apontando caminhos para a descoberta das verdades, assim diz: “Pois como sabemos que os pensamentos que ocorrem em sonhos são mais falsos que os outros, já que muitas vezes eles não são menos fortes e expressivos? E por mais que os melhores espíritos os estudem, não creio que possam dar alguma razão que seja suficiente para dissipar essa dúvida se não pressupuserem, a existência de Deus”. Aqui ele propõe que se não admitirmos pela razão da existência de Deus, como vamos admitir que os pensamentos que temos em sonhos são mais fortes e expressivos que os demais?. E continua seu discurso afirmando que as coisas que concebemos muito clara e