Projeto de Pesquisa - Produção textual
Tema:
Análise da prática docente no ensino de produção textual.
Delimitação do tema:
Análise da prática docente no ensino de produção textual nas séries finais do Ensino Fundamental maior.
Formulação do Problema: A escrita é algo com o qual estamos tão envolvidos que nem nos damos conta de como vive alguém que não lê e não escreve. Quase todas as atividades de português, na escola, giram em torno da escrita, até a fala que se pretende ensinar assume as formas de escrita, na escola. E é comum o professor de Português ou de Alfabetização saberem muito pouco sobre a natureza da escrita. A escola brasileira não tem uma tradição de ensino da produção escrita, visto que o trabalho desenvolvido em sala de aula é concentrado na maioria das vezes, no estudo gramatical, ou seja, regras que devem ser seguidas para falar e escrever corretamente.
Justificativa: Observando as dificuldades de escrita dos alunos nas escolas públicas municipais comprometerem o rendimento escolar e o sucesso da aprendizagem e a resistência por parte do educando quando se trata da escrita. Espera-se a melhoria e a qualidade das aulas de Língua Portuguesa na referida escola, propiciando aos alunos um trabalho eficiente no que se refere à escrita e/ou a produção de textos. Propõe-se investigar quais as melhores estratégias a serem aplicadas em sala de aula, quando se trata de produção escrita como também para dar suporte aos procedimentos didáticos do professor, incutindo sobre tudo uma proposta metodológica inovadora, que torne tal atividade prazerosa tanto para o aluno, quanto para o professor.
Objetivo Geral: Analisar a prática docente dos professores no ensino de produção textual nas séries finais do Ensino Fundamental maior da rede municipal de ensino.
Metodologia: A pesquisa se apresenta de modo descritivo, com vistas ao levantamento e sistematização de dados junto à amostra selecionada, bem como, levantar opiniões, atitudes dos professores sobre o