A integração de mídias no reconhecimento de gêneros textuais no âmbito escolar.
Participantes: alunos do 1° ao 5º ano
Tempo Previsto: 01 semestre
Disciplinas Envolvidas: Língua Portuguesa, Projeto e outros.
Tema: Gêneros Textuais em sala de aula
JUSTIFICATIVA
Atualmente muitos estudos tem se preocupado em demonstrar a relevância de um processo de ensino e aprendizagem baseado no conhecimento de diversos gêneros. Desse modo, considera-se que no processo de leitura e escrita, aluno em contato com diferentes gêneros textuais, tem a oportunidade de vivenciar a pluralidade de textos que circulam em diferentes esferas da atividade humana, com diversidade de conteúdo temático, da construção composicional e de estilo. Percebe-se que toda manifestação da linguagem se dá por meio de textos, os quais surgem de acordo com as diferentes atividades humanas e podem ser agrupados em gêneros textuais, como ressalta Bakhtin (1992, p. 301) “falamos em vários gêneros sem suspeitar da sua existência”.
Neste sentido, o ato de ler e escrever são os meios básicos para o desenvolvimento da capacidade de aprender e constituem competências para a formação do estudante, então numa primeira instância, ler e escrever é alfabetizar, levar o aluno ao domínio do código escrito. Ao alfabetizar-se, o aluno não está apenas transpondo a língua que já fala para um outro código, mas está aprendendo uma outra língua, a língua escrita, isto porque a língua que falamos não é a mesma que escrevemos, havendo, assim, aprendizagens específicas que devem ser consideradas por todos.
Com essa perspectiva a instituição escolar tem o papel de possibilitar ao aluno o acesso à diversidade de textos que circulam na sociedade, ensinando-o a produzir e interpretar estes, nas diferentes situações comunicativas do dia-a-dia no universo escolar e social (BRASIL, 1997).
também deve propiciar ao aluno condições adequadas de elaboração, permitindo-lhe empenhar-se na realização consciente de um trabalho