Projeto de pesquisa - Bullying
A presente pesquisa tem por objetivo verificar se há ou não interferência do fenômeno bullying no processo ensino-aprendizagem em escolas municipais públicas de Águas-Lindas de Goiás – GO do 3° ao 5° ano e analisar a existência do fenômeno nestas escolas.
A primeira parte desse projeto apresentará a problemática da pesquisa, bem como, os objetivos geral e específicos. Seguidamente esse estudo apresentará discussões sobre o fenômeno bullying e dados revelados por pesquisas. Por fim, apresentar-se-á a delimitação da pesquisa e metodologia utilizada.
A pesquisa conta ainda com anexos, contendo questionários para os alunos, professores e diretores, bem como aos familiares.
1 – ASSUNTO
1.1. Tema
Fenômeno Bullying
1.2. Delimitação do tema
Bullying presente em algumas escolas públicas municipais de Águas-Lindas de Goiás-GO.
2 – PROBLEMATIZAÇÃO
2.1. O fenômeno Bullying interfere ou não no processo ensino-aprendizagem?
2.2. Hipótese
O Bullying interfere no processo ensino-aprendizagem pelo fato de causar transtornos mentais e danos psicológicos, desta forma ocasiona queda no desempenho escolar, gerando também medo, ansiedade dentro do ambiente escolar.
3 – JUSTIFICATIVA
O projeto: fenômeno bullying visa investigar se há interferência deste, no processo ensino-aprendizagem, por meio da pesquisa científica, se procede tal questionamento. Segundo pesquisadores que estudam o fenômeno, sabe-se que na maior parte dos casos, atos velados e discretos como: olhares, imagens depreciativas, comentários maldosos e até a violência física, circunstâncias estas, podem colocar a vítima em situações constrangedoras diante de outras pessoas.
É sabido, que este fenômeno é tema de discursões e estudos, diante disto, através desta pesquisa, pretende-se investigar juntamente com a comunidade escolar e familiares, se tal fenômeno interfere ou não de alguma forma no processo de aprendizagem.
4 – OBJETIVOS
4.1. Objetivo Geral
Analisar a possível