fdsdgfg

306 palavras 2 páginas
FACULDADE FRASSINETTI DO RECIFE
ALUNO: David A. Lima Fernanda Carneiro
DISCIPLIA: Análise do discurso
PROFESSORA : Juliana Andrade

NARRADORES DE JAVÉ: UMA ANÁLISE DISCURSIVA

Narradores de Javé é um prato cheio para discussões acerca da linguagem. Não somente é objeto de análise do ponto de vista deste fenômeno da linguagem,como também dá margens para outros territórios disciplinares,bem como a história, geografia, filosofia, religião e a própria análise do discurso,que será o foco dessa análise.
No filme, Biá, conhecido pela comunidade como uma grande salafrário mentiroso, é chamado para escrever a história de Javé, comunidade prestes a ser tomada por um grupo empresarial. Nesse contexto, Biá ouve dos viventes locais, diversas versões sobre a mesma problemática: como surgiu Javé.
É nesse momento em que vamos partir para uma análise de ordem discursiva. Biá, ao ouvir os relatos, percebe, de maneira implícita, que cada um está a conduzir suas narrativas com toques subjetivos,ou seja, estão criando estórias a partir de uma realidade social particular.
Franchi (apud Fiorin,2011.p.11) menciona: “ A linguagem é um sistema aberto , disponível para o atendimento de todas as necessidades de comunicação. O que significa que ela não é a “história do homem”, mas ela constrói essa história, “reformulando e reelaborando os sistemas de referências para a ação humana “ (1992:26).Essa é uma visão em prol do conceito de que não é a realidade que cria a língua,mas a língua que a constrói. As ações humanas são permeadas por referências ,as quais por meio da linguagem , são capaz de direcionar o modo como vivemos, construindo assim, formas de entendimento de mundo. Na trama, percebemos que para se relatar como a cidade fora construída, os moradores fizeram uso do seu universo linguístico subjacente.

Relacionados